Anuncie aqui!

Se você tem dois ou mais computadores em sua residência ou escritório e já está utilizando o mais novo sistema operacional da Microsoft, está na hora de montar uma rede e interligar os computadores, não é mesmo?

Mas como é que eu posso fazer isto? É bem simples, com algumas configurações básicas e iniciais para se ter uma rede, você vai conseguir trocar dados entres seus computadores em um piscar de olhos, então vamos colocar a mão na massa.


Rede com fio ou sem fio?



O primeiro passo para a montagem e configuração de uma rede, é saber a arquitetura em que ela vai funcionar, você pode optar por utilizar uma rede sem fios caso tenha um computador de mesa e um notebook, por exemplo.
Outra coisa importante, é saber como a sua internet chega em sua residência para saber quais aparelhos você vai precisar comprar para completar a montagem da sua rede.

Rede sem fios

Para rede sem fios, você vai precisar de um Access Point (AP) que é o aparelho que vai transmitir o sinal wireless para todos os PCs, também é necessário colocar uma placa de wireless em todos os computadores de mesa que vão se conectar ao AP, os notebooks normalmente vem com uma placa wireless integrada.
Na hora de comprar o seu AP, verifique se ele funciona no padrão 802.11n (também vale para as placas de wireless) este padrão é o mais rápido e tem maior alcance, verifique também, quantas portas LAN o aparelho tem, assim você pode utilizar rede com fios ou sem fios utilizando apenas um aparelho.

Configure o seu AP no modo que ele faça apenas uma ponte entre todos os computadores, para isso utilize o manual do aparelho.

Rede com fios

Para rede com fios, você deve utilizar cabos UTP da categoria 5e (CAT 5e) ou superior, pois a categoria 5e já funciona em 1Gb, as categorias inferiores não.

O cabo UTP é o famoso "Par trançado".

Utilizando o cabo UTP, é possível ligar um computador diretamente no outro, montando uma rede entre dois PCs, mas para isso, os cabos devem ser montados de forma diferente, para ser mais específico, você deve montar um cabo Cross-Over, mas fique tranquilo que eu vou passar a disposição dos cabos logo abaixo.

Cabo Cross-Over (Apenas 2 computadores)

Para montar um cabo Cross-Over, você deve ter o cabo UTP, 2 conectores RJ-45 e um alicate de crimpar em mãos, quanto estiver com os materiais acima em mão, siga os passos abaixo:

Primeiramente, retire cerca de 2cm da capa do cabo UTP e separe bem aqueles oito fios que estavam cobertos por ela;

Depois coloque os fios de uma das pontas na ordem a seguir (da esquerda para a direita):

  • Branco e verde ou verde claro

  • Verde

  • Branco e laranja ou laranja claro

  • Azul

  • Branco e Azul ou Azul claro

  • Laranja

  • Branco e Marron ou Marron Claro

  • Marron


Depois de organizar os cabos, acerte todas as pontas dos cabos e corte até que todos fiquem nivelados, ou seja, todos do mesmo tamanho;

Feito isso, pegue o conector RJ-45 com os conectores virados para o seu rosto e coloque os cabos dentro dele até que todos cheguem ao final do seu devido local, você vai perceber que o conector tem oito lugares específicos para cada um dos cabos, cada um deles deve ficar na ordem citada acima e encostar no seu respectivo conector;

Depois coloque o conector RJ-45 no alicate de crimpar e aperte bastante;

Para a outra ponta, você precisa mudar a ordem dos cabos para:

  • Branco e laranja ou laranja claro

  • Laranja

  • Branco e verde ou verde claro

  • Azul

  • Branco e azul ou azul claro

  • Verde

  • Branco e marron ou marron claro

  • Marron


Depois disso, faça o mesmo que você fez na ponta anterior para terminar de conectar o conector ao cabo UTP.

Cabos prontos, continue lendo a partir do subtítulo "Configurando a rede".

Cabo Direto ou Paralelo (Para rede com mais de 2 computadores)

Para utilizar mais de dois computadores em uma rede com fios, você vai precisar de um aparelho chamado Switch. Uma das pontas do cabo será ligada no Switch e a outra na placa de rede do seu computador.

Para utilizar o Switch, as duas pontas do cabo devem ser iguais, então faça as pontas de todos os cabos utilizando a primeira sequência de cores do cabo cross-over (subtítulo anterior).

O vídeo abaixo pode ajudar:









Cabos prontos, continue lendo a partir do subtítulo "Configurando a rede".


Configurando a rede



Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns, agora vem a parte mais simples da montagem da rede, a configuração.

Se você ainda não tem o Windows 7 instalado em seu PC, baixe-o aqui, depois de baixar e instalar o sistema em seu computador, siga os passos abaixo para configurar a sua rede;

Primeiramente, vamos configurar o nome do computador e o nome do grupo de trabalho no qual o seu computador vai se conectar, para isso, clique em "Iniciar", depois em "Painel de controle", depois em "Sistema e segurança" e depois em "Sistema";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Dentro da janela "Sistema", encontre e clique na opção "Configurações avançadas do sistema" (fica no lado esquerdo da janela), depois clique na aba "Nome do computador" e depois em "Alterar";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Dentro da janela "Alterações de Nome/Domínio do computador" coloque um nome para o seu computador (pode ser qualquer nome), procure um pouco mais abaixo por "Grupo de trabalho" e escolha um nome para o seu grupo de trabalho, mas lembre-se que todos os computadores devem estar no mesmo grupo de trabalho, ou seja, se o nome do grupo de trabalho for "SMART" (como na imagem abaixo), todos os outros computadores devem ter o mesmo nome de grupo de trabalho.

Montando e configurando uma rede no Windows 7


Configuração de IP



Para que dois ou mais computadores possam "conversar" entre si, eles precisam conseguir enxergar um ao outro na rede, para que isso ocorra existem vários fatores que devem ser levados em consideração (mas vamos fazer da forma mais simples).

O nome do computador e o grupo de trabalho (que foram configurados acima) são tão importates quanto a configuração de IP do seu computador, então você deve escolher uma faixa de IP para todos os computadores de sua rede, é comum utilizar a faixa 192.168.0.x onde "x" equivale ao número IP de cada uma das máquinas, mas esse não é um padrão, você pode utilizar outra faixa de ip se preferir.

Se você utilizar a faixa 192.168.0.x, verifique se você está utilizando um AP ou modem para a conexão de sua internet ou rede, pois eles podem estar configurados com o IP 192.168.0.1 e não podemos ter dois computadores ou dispositivos com o mesmo endereço IP, ou seja, o "x" do endereço vai ser específico para cada computador ou dispositivo na rede, por exemplo:

Se o seu AP está configurado com o IP 192.168.0.1, o seu computador deve ser configurado com o IP 192.168.0.2 ou qualquer outro número que não seja "1", e assim vamos configurando todos os computadores na rede seguindo a sequência - 192.168.0.3, 192.168.0.4, 192.168.0.5, 192.168.0.6 - e assim por diante, caso apareça alguma mensagem sobre conflito de IP, volte e verifique se você não configurou nenhum computador com o mesmo endereço, depois de encontrar, modifique o IP seguindo a sequência.

Verifique também, qual o enderenço IP a sua internet utiliza, pode ser necessário utilizar a mesma classe de IP da sua internet para que ela possa funcionar em todos os computadores da rede.

Caso utilize algum modem com servidor DHCP ou servidor com o DHCP configurado, você pode utilizar todos os computadores da rede recebendo estes números IP do servidor, ou seja, com IP no modo automático, assim você não precisa configurar nenhum IP (por padrão as conexões de rede do Windows ficam configuradas para obter endereço automaticamente de um servidor DHCP).

Para configurar o seu endereço IP no Windows 7, clique aqui para seguir a postagem correspondente.


Compartilhando a internet



Saiba que um computador pode transmitir internet para outros computador na rede, para isso, é necessário que o PC tenha duas conexões de rede, sejam elas com ou sem fio, no meu caso, o meu provedor envia internet sem fio para minha residência, onde meu computador recebe o sinal via placa wireless, assim eu compartilho a internet da placa de wireless para a placa de rede do meu computador, ou seja, a placa wireless recebe a internet e envia para a placa de rede, esta última envia a internet para todos os computadores na minha rede, desse modo, eu não preciso utilizar endereço IP fixo nos outros computadores da rede, já que, depois de compartilhar a internet no Windows, o computador configurado (servidor) se transforma em um mini DHCP que distribui endereços IPs para todos os computadores na rede, com isso, eu preciso apenas configurar o "Nome do computador" e o "Grupo de trabalho" para que os computadores conversem entre si.

Para compartilhar a internet no Windows 7, siga os passos abaixo:

Clique em "Iniciar", "Painel de controle", "Rede e Internet" e por fim em "Central de Rede e Compartilhamento";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Agora, clique em "Alterar as configurações do adaptador", no lado esquerdo da janela;

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Verifique qual a conexão recebe a internet, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção "Propriedades", depois clique na aba "Compartilhamento";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Marque as opções "Permitir que outros computadores da rede se conectem pela conexão deste computador à internet" (como na imagem acima) e na opção "Conexão de rede doméstica:" escolha a outra conexão de rede, que é a conexão que vai transmitir a internet para os outros computadores na rede.

Esta opção só vai funcionar se o seu computador tiver mais de uma conexão de rede (com fio ou sem fios).


Compartilhando pastas



Se você está configurando uma rede, é bem provável que você queira compartilhar dados entre os PCs, como fotos, músicas, documentos ou algum programa, então vamos aprender a compartilhar as pastas para que você possa acessar seus dados pessoais de qualquer um dos dois computadores.

Para compartilhar qualquer pasta no Windows 7, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada, escolher a opção "Propriedades" e depois clicar na aba "Compartilhamento";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Depois clique na opção "Compartilhamento avançado", marque a opção "Compartilhar pasta", depois clique em "Permissões" para dar permissão de acesso na pasta ao seu usuário, como na imagem abaixo;

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Quando a sua rede estiver configurada e as pastas que você escolheu estiverem compartilhadas, basta abrir o ícone "Rede", que normalmente fica na área de trabalho, assim você vai encontrar os computadores da sua rede com o mesmo nome que você escolheu para cada um deles;

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Para compartilhar impressoras, o procedimento é praticamente o mesmo, mas você deve utilizar a opção "Dispositivos de impressoras" do menu iniciar, depois basta clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora que deseja compartilhar e seguir os passos descritos acima (que são apenas um pouco diferentes).


Grupo doméstico



No Windows 7, existe uma maneira muito simples de compartilhar arquivos, imagens e outros dados pessoais com outros computadores da mesma rede, é o "Grupo Doméstico", com ele você não precisa fazer as configurações de compartilhamento de pasta que eu descrevi acima, basta configurar o sistema e pronto, tudo já vai estar compartilhado.

Para configurar seu grupo doméstico do Windows 7, siga os passos abaixo:

Clique em "Iniciar", "Painel de Controle" e depois em "Grupo doméstico";

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Na tela da imagem acima, existem muitos detalhes das configurações, basta ler e configurar da maneira que achar melhor.

Streaming

Um recurso que eu achei muito interessante, foi o streaming de vídeos, músicas ou fotos do Windows 7.

O streaming de mídia remoto fornece acesso à biblioteca do Windows Media Player 12 pela Internet, para usar o recurso de mídia remoto do Windows 7, ambos os computadores devem ter o sistema (windows 7).

Ative o serviço usando o novo menu Fluxo no Windows Media Player 12 e associe ambos a um ID online, como um endereço de email do Windows Live.

Controle remoto do Windows Média Player

Você também pode tocar as suas músicas ou vídeos preferidos em outro computador na rede com o Windows 7 utilizando o recurso de controle remoto do Windows Media Player 12.

Para configurar o recurso, abra o Windows Media Player, clique em "Transmitir" e marque a opção "Permitir controle remoto do meu player", deixe o Windows Media Player aberto.

Quando você estiver em outro computador na rede e quiser tocar suas músicas ou vídeos pela rede no computador que você configurou o controle remoto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a música ou vídeo e escolher a opção "Reproduzir em", escolha o PC que quiser para tocar suas músicas pela rede.

Montando e configurando uma rede no Windows 7

Espero que as minhas dicas tenham ajudado, configure a sua rede e deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.