Anuncie aqui!

Desde tempos remotos, quando personalizar emoticons para o msn começou a ser permitido, virei um produtor de pequenas emoções em 52×52 pixels, um artista da humanização de Instant-Messaging. Porém junto com o reconhecimento, vem a curiosidade de diversos amigos virtuais, afinal… se o “artista” simplesmente usar uma jpg 52×52 pra fazer o emoticon, ele vai ser reduzido e o conceito imaginado pelo autor vai ficar irreconhecível; Então sempre leio (ou escuto) algo como:

“HEY penga como tu faz isso?”

“comofas pra deixar emoticon grande assim?”

“Penga, ich denke das du bist sehr schön. Willst du fick mit mir??”

etc.

Então resolvi fazer o Grande Tutorial do Emoticon Grande para MSN, com Screenshots para ajudar mais ainda. Este tutorial ensina a fazer emoticons grandes de 52×52 com imagens paradas, mas os mais espertos notarão que animar a partir disso é muito simples. Se quiser fazer emoticons animados, confira meu outro post, sobre Como fazer emoticons ANIMADOS para MSN.

Ok, chega de enrolação, mãos à obra!

Programa utilizado: Adobe Photoshop CS3

(quem é preguiçoso ou não tem Photoshop, pule para o final do post)

Pode clicar nas imagens para ampliar, ok? ;D

1. Com o Photoshop aberto, abra a imagem da qual tu queres fazer o emoticon (não preciso ensinar o caminho todo Arquivo > Abrir > clicar na imagem, né?)

2. Selecione a parte da imagem que você quer (se for inteira, selecione tudo) e copie (Ctrl+C, Editar > Copiar, essas coisas :P )

3. Crie um novo arquivo (Arquivo > Novo) com o tamanho 52×52 pixels, resolução de 72 dpi

4. Cole a tua seleção ( Ctrl+V, ou Editar > Colar). É quase certo que ela ficara menor ou maior que a tela disponível.

5. Para ajustar isso, eu uso o “Transformação Livre” (Editar > Transformação Livre, ou sei lá como está na versão em português. Use o Ctrl+T que é mais fácil :D ) – Coloque a âncora no canto superior esquerdo (aquela gradezinha ali destacada na imagem), daí a imagem não foge enquanto se trabalha o tamanho dela. Clique na correntinha (destacada ali também) para a imagem mudar proporcionalmente tanto na largura como na altura, ao mexer ali nas porcentagens.

Para o meu emoticon ficar do jeito que eu queria, eu mudei para 44% do tamanho original. Finalize com [Enter].

6. Ok, agora vem a parte que separa os emoticons pequenos dos emoticons grandes. Abra a barra de ferramentas de animação. (Janela > Animação). Ela deve pular aí na tua tela.

7. Clique em Duplicar o Quadro Selecionado destacado na imagem. Um novo quadro igual vai aparecer (LÓGICO)

8. COM O SEGUNDO QUADRO SELECIONADO (tá em maiúsculo e negrito porque é IMPORTANTE), duplique a camada que tem a imagem do teu emoticon (pode ser clicando com o botão direito na camada + Duplicar camada, como na imagem, mas eu uso Ctrl+J).

9. Se tu fez certinho, ao fazer qualquer coisa na segunda camada, só o segundo quadro munda (como na imagem).

10. Agora é barbada: Só salvar. Vá em Arquivo > “Save for Web & Devices” (desculpem, não sei o equivalente desse ítem em português. Eu uso Ctrl+Alt+Shift+S)

vai aparecer essa janela aqui:

é só deixar em gif, 256 cores, mexer na transparência se quiser (ela já está inclusa automaticamente, recomendo deixar lá) e partir para o abraço.

Observação idiota: Salve o arquivo em algum lugar que tu vá lembrar depois.

——————————–

ATENÇÃO: Esta próxima parte do tutorial é só pra quem não sabe colocar emoticons no MSN. Quem não se enquadra nesse grupo, pule para o final do post, ou vá embora.

——————————–

11. No MSN, use uma das zilhões de técnicas de abrir a janela de customizar emoticons. Eu estou usando a velha técnica de abrir uma janela aleatória e mostrar os emoticons. Os que estão me seguindo, cliquem em Mostrar Tudo a partir dali. Pela janela principal, pode-se chegar no mesmo lugar em Ferramentas > Emoticons

Nessa janelinha, clique em Criar (Lógico²)

Na janela que aparece, ali no ítem 1, clique no botão Localizar Imagem. No diálogo que aparecer, ache o caminho do emoticon que tu fez. Clique em Abrir.

Dê um atalho para usar teu emoticon sem ter que ficar abrindo janelinha. Por exemplo, coloquei aí .ai, o que significa que toda vez que eu digitar .ai, o emoticon aparece. Clique em Ok.

12. VOILÁ! Temos um emoticon grande! =]

——————————–

Esta é a técnica que eu uso e acho mais legal, pois dá chances de fazer muita coisa legal =D

Uma maneira mais rápida, menos complexa, mas com pouquíssimos recursos é o http://www.emoticu.com/

De qualquer forma, espero ter ajudado =]

Qualquer dúvida ou sugestão, usem os comentários, mandem e-mail ou pombo correio, etc. Obrigado pela paciência e espero que se divirtam! ^^

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.